Como Imprimir em Nylon

You are here:
< Back

Nesse artigo você encontrará todas as dicas de como imprimir em nylon!

Have fun:

A escolha de um bom filamento para impressora 3D é parte fundamental de qualquer projeto. Afinal, o material selecionado influenciará em todos os aspectos do seu produto, tanto na hora de imprimir como em sua durabilidade e utilização. Atualmente, um dos melhores materiais disponíveis no mercado é o filamento de nylon para impressora 3D. Saiba por que e como escolher o melhor filamento de nylon para suas impressões.

Os principais filamentos para impressora 3D

Ao selecionar o filamento para impressão 3D é necessário considerar alguns aspectos principais. Características como a tensão do material e sua elasticidade devem ser levadas em conta, bem como a aplicação do produto final.

De um modo geral, polímeros possuem uma tensão razoável, mas uma elasticidade não tão boa. Já o ácido polilático (PLA) ganha em tensão e em “dureza”, mas é um material mais frágil, podendo comprometer a qualidade do produto final e sua durabilidade.

Filamento de nylon para impressora 3D

O nylon, em comparação com os demais materiais utilizados em impressão 3D, apresenta muitas vantagens:

  • é um material resistente e flexível;
  • não quebra nem arrebenta ao ser dobrado ou esticado;
  • dá um acabamento mais liso ao produto final;
  • as camadas da impressão ficam homogêneas e não descolam;
  • exala um odor suave, em comparação a filamentos de ABS;
  • é resistente a temperaturas altas;
  • é um material fácil de imprimir.

Ao utilizar o filamento de nylon, deve-se considerar que a sua temperatura para impressão é mais alta (cerca de 245°C), ele deve ser impresso sem resfriamento adicional (sem ventilação forçada – comumente utilizada em PLA) e que o material apresenta níveis de umidade. Caso o nylon não esteja completamente seco, a impressão não ficará tão uniforme e o produto final apresentará variações de cor.

O armazenamento das bobinas de filamento de nylon para impressora 3D pode ser feito em recipientes com sílica gel – o que soluciona a questão da umidade. Para chegar ao ajuste ideal, procure fazer testes de velocidade, temperatura e de espessura das camadas.

Filamentos de nylon – Taulman 3D

Dentre os filamentos de nylon para impressora 3D disponíveis no mercado, os produtos da Taulman 3D são os mais reconhecidos. Conheça alguns dos principais:

peça impressa em nylon 645

Nylon 645

É um polímero superior, cujo produto apresenta superfície lisa e brilhosa. É utilizado em aplicações industriais em geral como engrenagens de carga média a pesada. O material apresenta pouca ou nenhuma delaminação. Embora leve, o nylon 645 é forte, e peças com 80-100% de preenchimento são tão robustas quanto materiais moldados por injeção.

  • Temperatura de impressão: 250-255°C;
  • Temperatura da mesa de impressão: 30-65°C.

Outras especificações técnicas do nylon 645 podem ser encontradas aqui.

Peça impressa em nylon bridge

Nylon Bridge

É uma “ponte” entre as principais características do nylon 645 e os preços de materiais mais simples, como ABS e PLA. Pode ser utilizado em engrenagens de carga média e aplicações industriais em geral. Impressões em nylon Bridge apresentam o empenamento reduzido e são muito resistentes.

  • Temperatura de impressão: 250-255°C;
  • Temperatura da mesa de impressão: 30-65°C.

Conheça as demais especificações técnicas do nylon Bridge.

Peça impressa em PCPTE

Co-polímero PCTPE

É um co-polímero químico composto por nylon muito flexível e elastômero termoplástico (TPE). O filamento permite a impressão de peças flexíveis com superfície lustrosa e altamente duráveis e agradáveis ao toque. A combinação de polímeros foi desenvolvida para a impressão de próteses duráveis e peças industriais que precisem de flexibilidade.

  • Temperatura de impressão: 235-242°C;
  • Temperatura da mesa de impressão: 50°C.

Confira, no site do fabricante, as demais especificações técnicas do PCTPE.

Peça impressa em nylon 230

Nylon 230

É um filamento projetado para máquinas com mesas de impressão frias e que operam  temperaturas mais baixas de extrusão. É um material que apresenta a superfície lisa e pode ser utilizado na fabricação de engrenagens de carga leve, embalagens em geral, gabinetes de proteção, pás de ventilador e capas de telefone.

  • Temperatura de impressão: 228-235°C;
  • Temperatura da mesa de impressão: ambiente.

Acesse o site da Taulman para conhecer todas as especificações técnicas do nylon 230.

A escolha adequada do filamento de nylon para impressora 3D é parte essencial de um projeto. Se comparado a materiais mais comuns como ABS e PLA, o nylon apresenta durabilidade, força e flexibilidade. As peças, quando prontas, tendem a ter um acabamento melhor, necessitando de menos ajustes pós-impressão. Além disso, são resistentes: os filamentos de nylon da Taulman 3D só começam a perder as propriedades originais se aquecidos a mais de 300°C.

3D Lopes é representante oficial da Taulman 3D no Brasil. Fique por dentro de todas as novidades em nosso Facebook!

screen tagSupport